quinta-feira, 5 de março de 2009

INPE divulga relatório. Números melhores, mas ainda alarmantes

O Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) fez um levantamento sobre os problemas do devastamento no Brasil nos meses de novembro de 2008 até janeiro de 2009 e divulgou a lista dos Estados mais criminosos quando o assunto é meio ambiente.


Apesar de ter havido queda de 70% no desmatamento na Amazônia Legal, na qual foi registrado 754,3 km² de degradação nos meses de pesquisa, contra 2.527km² na pesquisa anterior, ainda é preciso cuidados extremos em relação ao desmatamento.


Segundo o relatório do sistema DETER (Detecção de desmatamento em tempo real) “alguns estados como Acre, Amazonas, Amapá e Roraima praticamente não foram monitorados devido à alta proporção de cobertura de nuvens no período. Os estados do Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão e Rondônia, embora tenham apresentado cobertura de nuvens em alguns meses, foram parcialmente monitorados. Os estados do Mato Grosso e Pará apresentaram as maiores áreas de desmatamento. Para a qualificação desses dados, devido à quantidade escassa de imagens de média resolução livres de cobertura de nuvens, os Alertas dos três meses foram reunidos e avaliados conjuntamente, aumentado assim, não apenas o número de cenas amostradas como também a representatividade espacial”.

Os números do desmatamento diminuíram, mas ainda é vergonhoso. É preciso políticas mais atuantes de combate a este grava problema, caso contrário os números podem aumentar novamente.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

NA QUESTÃO AMBIENTAL NÃO EXISTE PLATEIA. VOCE É PARTE DO PROBLEMA OU DA SOLUÇÃO DO PROBLEMA. 

Seja parte da solução, patrocine o plantio de arvores no cerrado brasileiro, ajudando na regeneração e preservação da fauna e flora, na proteção das nascentes dos nossos principais rios. Para saber sobre os projetos visite 

www.cerradosustentavel.com.br


Qualidade de vida aqui, agora e no futuro


Para patrocinar acesse http://www.planteminhaarvore.com.br/


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário