quarta-feira, 25 de março de 2009

Conheça um pouco mais sobre o Buriti

A equipe do Globo Rural fez uma reportagem bastante interessante sobre um dos principais frutos do cerrado, o Buriti. Abaixo o link

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM986824-7823-CONHECA+OS+SEGREDOS+DO+BURITI+UMA+PALMEIRA+POUCO+CONHECIDA+FORA+DO+BRASIL+CENTRAL,00.html

Saiba Mais

A sua palmeira produz anualmente grande quantidade de frutos, que podem ser consumidos ao natural, na forma de sucos, sorvetes, doces ou desidratados.


O uso medicinal está associado ao óleo extraído da polpa dos frutos, com propriedades energéticas e vermífugas.






Rico em pró-vitamina A (500 000 UI), com índice de 300mg/100g, o óleo é usado contra queimaduras na pele, provocando alívio imediato e auxiliando na cicatrização. O óleo   absorve radiações no espectro ultravioleta, sendo um eficiente filtro solar. Tem sido empregado recentemente pela indústria cosmética entrando na composição de sabonetes, cremes e xampus. 


--------------------------------------------------------------

QUER AJUDAR NO COMBATE AO DESMATAMENTO, AQUECIMENTO GLOBAL, POLUIÇÃO, DESTRUIÇÃO DA FAUNA E FLORA? QUER PROMOVER INCLUSÃO SOCIAL EM COMUNIDADES CARENTES, COMBATENDO MISÉRIA, VIOLENCIA?
 JUNTE-SE A NÓS, DA CERRADO SUSTENTAVEL PATROCINANDO O PLANTIO E CONSERVAÇÃO DE DE ARVORES

 

Para saber mais sobre os projetos visite o site www.cerradosustentavel.com.br
 
    
PARA PATROCINAR CLIQUE  AQUI

 

 



terça-feira, 24 de março de 2009

“Copa Verde” ? Até que ponto é sustentável?

por Thiago Toledo

Durante a Ecogerma 2009, feira de tecnologias sustentáveis realizada em São Paulo,  houve um debate sobre a Copa do Mundo de 2014 - na qual a sede será no Brasil - e foi levantada a idéia de se construir, ou de reaproveitar estádios já feitos, em um modelo sustentável em termos de infraestutura. Os defensores da idéia intitularam-na de “Copa Verde”. Mas até que ponto isso é realmente sustentável?


As tão acalmadas EcoArenas a serem construídas, segundo a definição do arquiteto Vicente de Castro Mello “seriam estádios ecológicos, construídos de forma a causar o menor impacto ambiental possível, sem desperdício de materiais e com maior eficiência energética. Parte de sua demanda interna de água e energia seria suprida por painéis fotovoltaicos para captura de energia solar e por sistemas de coleta de água da chuva, que seria tratada e reaproveitada na irrigação do campo e em instalações sanitárias.


Muito bonito. A questão é a seguinte: isso tem um gasto e mesmo que seja ambientalmente correto pode sim se tornar apenas elefantes brancos em nosso pais, ou ainda mais agravante, dinheiro público desperdiçado.


São três os modelos de estádio já projetados com esse tipo de trabalho ecológico. O primeiro fica no Paraná, e pertence ao clube empresa J. Malucelli. Foi construído todo com dinheiro privado. É um estádio acanhado, modesto, só cabem 6.000 torcedores, mas segue estes padrões de forma eficiente. 


Além de estar em um estado em que o futebol é crescente. Perfeito, deixa lá.


Os outros dois projetos com ambições maiores são os de Brasília e Cuiabá. 

O primeiro possui uma liga fraquíssima de futebol, e o mais grave, recentemente já teve um outro estádio construído, o "Bezerrão" todo com dinheiro público na gestão de José Roberto Arruda. Aquele mesmo que em 2001, ainda exercendo o mandato de senador e ocupando a liderança do governo no Senado, envolveu-se, juntamente com o então senador Antônio Carlos Magalhães, na violação do painel eletrônico do Senado Federal, utilizado na votação que cassou o mandato do ex-senador Luís Estevão. Admitiu a culpa, renunciou ao cargo, evitou o processo de cassação do seu mandato, que poderia torná-lo inelegível por aproximadamente 9 anos e se tornou governador do Distrito Federal em 2006. Você confiaria?


O outro estádio está em Cuiabá. Com todo respeito ao povo de Mato Grosso. Qual a representatividade do futebol, não só do Mato Grosso, mas da região central do pais, com exceção feita a Goiás? Nenhuma. Vai construir estádio, mesmo que seja sustentável, para quê? Para quem?


Só o Mané Garrincha em Brasília, se fosse fazer obras deste tipo, ficaria seu gasto orçado em torno de R$522 milhões. Quem olha estas cifras pensa que Brasília tem hospitais de primeira grandeza, segurança perfeita, transporte público excelente, tudo perfeito. Se tem dinheiro para gastar em estádio, mesmo que seja sustentável, é porque não precisa gastar com o bem estar da população. Não é mesmo? É o que parece.


E isso vale para todas as 14 sedes deste país. Quer construir estádio sustentável? Muito bem, construa. São melhores que os normais? Sim são. Mas tem que ser feito com dinheiro privado, dinheiro público é para a saúde, segurança, educação e outras atribuições que o Estado tem para com o seu povo. E não me venha com essa história de que vai deixar um legado para o país depois da Copa do Mundo. Quem viu o Pan-Americano no Brasil, sabe o legado que fica. É só para alemão ver. 


--------------------------------------------------------------

QUER AJUDAR NO COMBATE AO DESMATAMENTO, AQUECIMENTO GLOBAL, POLUIÇÃO, DESTRUIÇÃO DA FAUNA E FLORA? QUER PROMOVER INCLUSÃO SOCIAL EM COMUNIDADES CARENTES, COMBATENDO MISÉRIA, VIOLENCIA?
 JUNTE-SE A NÓS, DA CERRADO SUSTENTAVEL PATROCINANDO O PLANTIO E CONSERVAÇÃO DE DE ARVORES

 

Para saber mais sobre os projetos visite o site www.cerradosustentavel.com.br
 
    
PARA PATROCINAR CLIQUE  AQUI

quinta-feira, 19 de março de 2009

Cerrado será incluído no Inventário Nacional de Floresta

Equipe do Serviço Florestal iniciou esta semana, em Paracatu (MG), o treinamento de 15 pessoas que vão atuar na visita de campo ao Cerrado a fim de incluir o bioma do Inventário Nacional de Floresta (INF). O grupo vai levantar informações em dez pontos amostrais da vegetação, entrevistar moradores locais sobre sua relação com o bioma e fazer controle de qualidade dos trabalhos. A coleta de dados definitiva deve começar no próximo ano, após avaliação e aprovação da pesquisa de campo. Os trabalhos seguirão até o dia 26 de março no município mineiro.


Serão coletadas informações sobre biodiversidade, biomassa disponível, produtos florestais madeireiros e não-madeireiros e relação da sociedade com o bioma. Participam do teste de campo no Cerrado a equipe do Serviço Florestal Brasileiro, Embrapa Floresta, Universidade de Brasília e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Além dos dados do Cerrado, outros biomas brasileiros serão inventariados. Áreas da Amazônia e da Caatinga já foram visitadas pela equipe do Serviço Florestal para teste da metodologia. O principal objetivo do inventário é coletar dados sobre as florestas brasileiras em escala nacional. Esses dados serão atualizados a cada cinco anos. Ele vai garantir informações estruturadas, que vão auxiliar na construção das políticas públicas.


O Cerrado ocupa 21% do território nacional e é o segundo maior bioma brasileiro, sendo superado em área apenas pela Amazônia. É uma das referências importantes para a conservação da biodiversidade mundial e possui a mais rica flora dentre as savanas do mundo (cerca de sete mil espécies), muitas delas só encontradas nesse bioma.


Nos últimos 35 anos mais da metade dos dois milhões de km2 originais do Cerrado foram consumidos por carvoarias, pastagens plantadas ou culturas anuais. Apenas 2,2% da área do bioma se encontra legalmente protegida e diversas espécies animais e vegetais estão ameaçadas de extinção.


Fonte: Serviço Florestal Brasileiro


Assessoria de Comunicação do Ministério do Meio Ambiente


http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&idEstrutura=8&codigo=4630


--------------------------------------------------------------

QUER AJUDAR NO COMBATE AO DESMATAMENTO, AQUECIMENTO GLOBAL, POLUIÇÃO, DESTRUIÇÃO DA FAUNA E FLORA? QUER PROMOVER INCLUSÃO SOCIAL EM COMUNIDADES CARENTES, COMBATENDO MISÉRIA, VIOLENCIA?
 JUNTE-SE A NÓS, DA CERRADO SUSTENTAVEL PATROCINANDO O PLANTIO E CONSERVAÇÃO DE DE ARVORES

 

Para saber mais sobre os projetos visite o site www.cerradosustentavel.com.br
 
    
PARA PATROCINAR CLIQUE  AQUI


segunda-feira, 16 de março de 2009

Cerrado Sustentável na Hora do Planeta

A Cerrado Sustentável está apoaindo a Hora do Planeta, uma iniciativa do WWF contra o aquecimento global e as mudanças climáticas. Assim, a equipe Cerrado Sustentável se compromete no dia 28 de Março a desligar suas luzes durante uma hora, das 20h30 às 21h30.

Vários artistas, esportistas, empresas  e cidades já se manifestaram a favor da atividade. É um simples ato simbólico, mas a partir do momento que muitos de nós o fizermos se tornará uma atitude extremamente válida.

Hora do Planeta. O que é?

A Hora do Planeta é um ato simbólico no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas. O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem o significado de chamar para uma reflexão sobre o tema ambiental.

Conhecido mundialmente como Earth Hour, a Hora do Planeta será promovida no País pela primeira vez pelo WWF-Brasil e conta com a adesão e apoio do Rio de Janeiro , a primeira cidade brasileira a aderir à iniciativa.

Em 2009, a Hora do Planeta será realizada no dia 28 de março, das 20h30 às 21h30, e pretende contar com a adesão de mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Mais de 170 cidades de 62 países já confirmaram sua adesão à Hora do Planeta.

Realizada pela primeira vez em 2007, a Hora do Planeta contou com a participação de 2,2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália. Já em 2008, o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais.



------------------------------------------------------------------------------------------------------------

QUER AJUDAR NO COMBATE AO DESMATAMENTO, AQUECIMENTO GLOBAL, POLUIÇÃO, DESTRUIÇÃO DA FAUNA E FLORA? QUER PROMOVER INCLUSÃO SOCIAL EM COMUNIDADES CARENTES, COMBATENDO MISÉRIA, VIOLENCIA?
 JUNTE-SE A NÓS, DA CERRADO SUSTENTAVEL PATROCINANDO O PLANTIO E CONSERVAÇÃO DE DE ARVORES

 

Para saber mais sobre os projetos visite o site www.cerradosustentavel.com.br
 
    
PARA PATROCINAR CLIQUE  AQUI


sexta-feira, 13 de março de 2009

Príncipe Charles pretende financiar preservação da Amazônia

Em entrevista exclusiva à Revista Época, o eterno herdeiro da coroa britânica procurou evidenciar o projeto que idealizou a pouco mais de um ano, no qual os países desenvolvidos poderiam ajudar os países em desenvolvimento a combater o desmatamento.


No Brasil desde a última quarta-feira, o príncipe e sua esposa Camila Parker Bowles ficam até amanhã no país. Desde que chegou meio-ambiente e desenvolvimento sustentável tem sido assuntos predominantes em sua agenda.


Após Brasília e Rio de Janeiro, o casal segue para a Amazônia. Lá o príncipe irá se encontrar com autoridades em Manaus e deve percorrer um trecho do rio Amazonas de barco, acompanhado por cientistas brasileiros, que explicarão as relações entre a floresta e o aquecimento global.



A seguir, trechos da entrevista concedida à revista Época.


ÉPOCA - Qual é a sua mensagem para os brasileiros? 

 Príncipe Charles - Estou encantado em voltar ao Brasil, país que visitei em três outras ocasiões, e de poder trazer minha mulher comigo. Espero que nossa visita reforce as estreitas relações entre nossos dois países. Mas talvez as áreas de cooperação mais relevantes para minha visita sejam a proteção da natureza em nome das gerações que virão depois de nós. 

ÉPOCA - Qual seria o papel do Brasil nesta luta contra as mudanças climáticas? 

Príncipe Charles - O Brasil vem mostrando grande liderança para identificar formas de reduzir e, se possível, anular os efeitos das mudanças climáticas. O Fundo Amazônia (projeto federal para captar recursos externos e financiar o combate ao desmatamento) é uma contribuição construtiva. Se quisermos fazer diferença, a comunidade internacional precisa agir junto – e rápido. 

ÉPOCA - Como o senhor planeja ajudar a preservar a Amazônia? 


Príncipe Charles - 
Embora claramente não caiba a mim oferecer nenhum tipo de receita de como os brasileiros devem lidar com seus próprios assuntos, há pouco mais de um ano lancei o Projeto Florestas Tropicais (ou Rainforests Project no original em inglês) para sugerir como países soberanos poderiam considerar auxílios para lidar com o desmatamento. A idéia central do projeto é que os países desenvolvidos, que contribuíram, mesmo que involuntariamente, para a crise climática atual, podem compensar as nações ricas em florestas tropicais que reduzirem suas derrubadas. Queremos fazer as árvores valerem mais em pé do que mortas.


No link abaixo, uma reportagem da Globo News sobre a defesa de Príncipe Charles ao desenvolvimento sustentável


http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM981462-7823-PRINCIPE+CHARLES+DEFENDE+DESENVOLVIMENTO+SUSTENTAVEL+NO+RIO,00.html

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

QUER AJUDAR NO COMBATE AO DESMATAMENTO, AQUECIMENTO GLOBAL, POLUIÇÃO, DESTRUIÇÃO DA FAUNA E FLORA? QUER PROMOVER INCLUSÃO SOCIAL EM COMUNIDADES CARENTES, COMBATENDO MISÉRIA, VIOLENCIA?
 JUNTE-SE A NÓS, DA CERRADO SUSTENTAVEL PATROCINANDO O PLANTIO E CONSERVAÇÃO DE DE ARVORES

 

Para saber mais sobre os projetos visite o site www.cerradosustentavel.com.br
 
    
PARA PATROCINAR CLIQUE  AQUI

segunda-feira, 9 de março de 2009

Entrevista sobre a Cerrado Sustentável

Abaixo você assiste a 1ª parte  da entrevista de Luís Dutra e Edson Versori, idealizadores da Cerrado Sustentável, concedida ao progama Ação Nacional, da TV Século 21.




Os benefícios dos frutos do cerrado

Na reportagem abaixo você vê a importância dos frutos do cerrado. É muito esclarecedora e mostra como este bioma traz muitos benefícios para a nossa saúde. Infelizmente não é possível identificar qual a emissora que produziu esse material importante. De qualquer modo, vale conferir.


     

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

QUER AJUDAR NO COMBATE AO DESMATAMENTO, AQUECIMENTO GLOBAL, POLUIÇÃO, DESTRUIÇÃO DA FAUNA E FLORA? QUER PROMOVER INCLUSÃO SOCIAL EM COMUNIDADES CARENTES, COMBATENDO MISÉRIA, VIOLENCIA?
 JUNTE-SE A NÓS, DA CERRADO SUSTENTAVEL PATROCINANDO O PLANTIO E CONSERVAÇÃO DE DE ARVORES
 

Para saber mais sobre os projetos visite o site www.cerradosustentavel.com.br
 
    PARA PATROCINAR CLIQUE  AQUI

sexta-feira, 6 de março de 2009

Cerrado Sustentável e Veja 40 anos

A Cerrado Sustentável como ativa na questão sustentável participa da página da Veja 40 anos – O Brasil que queremos ser.  Lá, você encontra várias discussões, análises e projetos sobre o futuro do nosso país e como podemos ajudá-lo.

Nossa participação até então é destacada no espaço Iniciativas locais de preservação, na seção Propostas Selecionadas. Lá nós expomos o nosso projeto e como este pode ser benéfico para o bioma cerrado.

Certamente iremos comentar outros temas relevantes, sempre com a intenção de aumentar ainda mais nosso circulo de debates sobre um tema tão pouco explorado que é o cerrado brasileiro.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

QUER AJUDAR NO COMBATE AO DESMATAMENTO, AQUECIMENTO GLOBAL, POLUIÇÃO, DESTRUIÇÃO DA FAUNA E FLORA? QUER PROMOVER INCLUSÃO SOCIAL EM COMUNIDADES CARENTES, COMBATENDO MISÉRIA, VIOLENCIA?
 JUNTE-SE A NÓS, DA CERRADO SUSTENTAVEL PATROCINANDO O PLANTIO E CONSERVAÇÃO DE DE ARVORES

 

Para saber mais sobre os projetos visite o site www.cerradosustentavel.com.br
 
    
PARA PATROCINAR CLIQUE  AQUI

quinta-feira, 5 de março de 2009

INPE divulga relatório. Números melhores, mas ainda alarmantes

O Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) fez um levantamento sobre os problemas do devastamento no Brasil nos meses de novembro de 2008 até janeiro de 2009 e divulgou a lista dos Estados mais criminosos quando o assunto é meio ambiente.


Apesar de ter havido queda de 70% no desmatamento na Amazônia Legal, na qual foi registrado 754,3 km² de degradação nos meses de pesquisa, contra 2.527km² na pesquisa anterior, ainda é preciso cuidados extremos em relação ao desmatamento.


Segundo o relatório do sistema DETER (Detecção de desmatamento em tempo real) “alguns estados como Acre, Amazonas, Amapá e Roraima praticamente não foram monitorados devido à alta proporção de cobertura de nuvens no período. Os estados do Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão e Rondônia, embora tenham apresentado cobertura de nuvens em alguns meses, foram parcialmente monitorados. Os estados do Mato Grosso e Pará apresentaram as maiores áreas de desmatamento. Para a qualificação desses dados, devido à quantidade escassa de imagens de média resolução livres de cobertura de nuvens, os Alertas dos três meses foram reunidos e avaliados conjuntamente, aumentado assim, não apenas o número de cenas amostradas como também a representatividade espacial”.

Os números do desmatamento diminuíram, mas ainda é vergonhoso. É preciso políticas mais atuantes de combate a este grava problema, caso contrário os números podem aumentar novamente.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

NA QUESTÃO AMBIENTAL NÃO EXISTE PLATEIA. VOCE É PARTE DO PROBLEMA OU DA SOLUÇÃO DO PROBLEMA. 

Seja parte da solução, patrocine o plantio de arvores no cerrado brasileiro, ajudando na regeneração e preservação da fauna e flora, na proteção das nascentes dos nossos principais rios. Para saber sobre os projetos visite 

www.cerradosustentavel.com.br


Qualidade de vida aqui, agora e no futuro


Para patrocinar acesse http://www.planteminhaarvore.com.br/


 

 

segunda-feira, 2 de março de 2009

Desmatamento no cerrado pode subir 14% até 2050

No Estadão on-line de hoje saiu uma grave notícia sobre o problema do desmatamento no cerrado. Como o próprio título diz, deve haver um aumento considerável na porcentagem  de queimadas nas próximas décadas. 

Segundo os estudos da Universidade Federal de Goiás (UFG), é prevista uma redução de 40 mil km2 por década, se continuramos com o ritmo de trabalho agrícola e da pecuária. 

A pesquisa ainda diz que "as áreas já devastadas deverão subir dos 800 mil km2 de 2002 para 960 mil km2 daqui a quatro décadas". Um aumento que representa a metade do Estado de Goiás ou dez vezes a área do Distrito Federal.

Mas não devemos só lametar esses números, temos que agir e fazer com que isso não ocorra. Trata-se de uma situação alarmante e que o poder público e a sociedade civil tem que tomar conhecimento em prol de um patrimônio do nosso país.



------------------------------------------------------------------------------------------------------------

NA QUESTÃO AMBIENTAL NÃO EXISTE PLATEIA. VOCE É PARTE DO PROBLEMA OU DA SOLUÇÃO DO PROBLEMA. 

Seja parte da solução, patrocine o plantio de arvores no cerrado brasileiro, ajudando na regeneração e preservação da fauna e flora, na proteção das nascentes dos nossos principais rios. Para saber sobre os projetos visite 

www.cerradosustentavel.com.br


Qualidade de vida aqui, agora e no futuro


Para patrocinar acesse http://www.planteminhaarvore.com.br/



Muito Prazer, nós somos a Cerrado Sustentável

Neste blog não pretendemos somente fazer propaganda danossa empresa. Objetivamos sim divulgar o nosso trabalho, mas também discutir assuntos de interesses diversos acerca da sustentabilidade.

Apesar de termos o nosso foco principal na região que concentra o Cerrado brasileiro, tentaremos conversar sobre qualquer bioma com todos aqueles que se dispuserem a visitar o nosso blog.  Contudo, falar sobre o Cerrado é considerado prioritário para nós, pois é um ambiente muitas vezes esquecido e desprestigiado a outros 

biomas brasileiros. Além disso, todos os problemas que enfrenta, muitas vezes, não são debatidos como deveria.

A preocupação da Cerrado Sustentável é que este bioma pode desaparecem em poucas décadas e práticas que enfraqueçam este prognóstico são fundamentais.

Como principio desse trabalho está o projeto Frutos do Cerrado, que tem como objetivo a plantação de arvores frutíferas nativas na região central do país e com isso transformar o que hoje é apenas uma área devastada pelo homem, em um ambiente auto-sustentável.

As árvores estão sendo plantadas em uma área de 1.640.000m² na cidade de Uruaçú, no estado de Goiás. Mais de 60 mil mudas de frutas nativas, como mangaba, pequi, murici, caju e gabiroba começam a ser inseridas no local e o mais importante, por gente que conhece o espaço.

Todo o projeto gera empregos a comunidade local, tanto na sua implementação quanto nos trabalhos posteriores de beneficiamento das colheitas. A inclusão social, acompanhada de formação de mão-de-obra qualificada em viveiros de espécies, plantio e manufatura das colheitas, aliada a educação ambiental, que será formada nas comunidades envolvidas, contempla quatro vertentes que os empresários acreditam ser a solução para a preservação das florestas: revitalização, preservação, sustentabilidade e inclusão social.

É um caminho difícil, mas não impossível. Queremos parceiros nessa empreitada pela preservação do cerrado brasileiro. Patrocinar o cultivo e conservação de árvores no cerrado é tomar uma atitude objetiva em prol da qualidade de vida, promove a inclusão social em comunidades humildes, já que é uma região carente de emprego e renda, e ainda faz com que uma área ameaçada, na qual se exige proteção, seja contemplada de modo sustentável. O projeto promove não só uma mudança de rumo a longo prazo do local, mas uma mudança de rumo efetivo na vida de muitas pessoas.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

NA QUESTÃO AMBIENTAL NÃO EXISTE PLATEIA. VOCE É PARTE DO PROBLEMA OU DA SOLUÇÃO DO PROBLEMA. 

Seja parte da solução, patrocine o plantio de arvores no cerrado brasileiro, ajudando na regeneração e preservação da fauna e flora, na proteção das nascentes dos nossos principais rios. Para saber sobre os projetos visite www.cerradosustentavel.com.br

Qualidade de vida aqui, agora e no futuro

Para patrocinar acesse http://www.planteminhaarvore.com.br/